Descrição
Tu tens o poder de escolher o tratamento para a candidíase mais adequado para ti!
Gino-Canesten Comprimidos Vaginais é um medicamento utilizado no tratamento de infeções genitais localizadas na vagina provocadas por um fungo chamado Candida: Candidíase vaginal* recorrente com diagnóstico médico prévio.
Esta situação** é caracterizada por:
- • Corrimento vaginal anormal – esbranquiçado e coalhado com aspeto de requeijão
- • Prurido (comichão) vaginal
- • Vermelhidão
- • Inflamação
- • Dor
- • Ardor
A candidíase, não costuma alterar os níveis do pH vaginal nem provocar um odor desagradável, mas podes sentir dor ao urinar e durante as relações sexuais.
Não stresses!
Pode ser desconfortável, mas não há motivos para te assustares. A candidíase NÃO é uma doença sexualmente transmissível (DST) ou uma condição grave, na maioria dos casos pode ser tratada de forma simples e eficaz. Além disso, a candidíase é uma doença normal e muito comum – 3 em cada 4 mulheres sofrem desta infeção vaginal pelo menos uma vez ao longo da vida e esta não é causada por falta de higiene íntima.
- *A candidíase vaginal é uma infeção causada por um fungo designado Candida que ocorre com alguma frequência em mulheres. Este fungo (Candida) encontra-se na pele humana, fezes e vagina, podendo em certas situações tornar-se patogénico.
- **É habitualmente mais acentuada antes da menstruação.
Como Funciona
Gino-Canesten 6 comprimidos vaginais é um tratamento eficaz para as infeções fúngicas vaginais.
- Um tratamento de baixa dosagem pode ser o mais indicado para mulheres que sofrem de candidíase na gravidez. Quando usado em simultâneo com Gino-Canesten creme, podes não só tratar a infeção vaginal na origem, mas também aliviar os sintomas externos da candidíase.
- O tratamento da candidíase com Gino-Canesten 6 comprimidos vaginais é fácil de aplicar no conforto da tua casa e os seus incómodos sintomas devem desaparecer nos primeiros dias.
- Gino-Canesten 6 comprimidos vaginais ajuda-te a tomar o controlo da tua saúde ínitima para que possas voltar à tua vida normal.
MODO DE UTILIZAÇÃO
Indicado na utilização em adultos e crianças com 12 ou mais anos de idade.
Utilize este medicamento exatamente como está descrito no folheto informativo, ou de acordo com as indicações do seu médico ou farmacêutico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
ATENÇÃO: Lavar bem as mãos antes de retirar o comprimido vaginal e o aplicador da embalagem e após ter utilizado o aplicador.
• Introduzir 1 comprimido vaginal o mais profundamente possível na vagina à noite, ao deitar, uma vez por dia, durante 6 dias consecutivos.
Recomenda-se que a aplicação seja feita estando deitada de costas e com as pernas ligeiramente fletidas. Pode surgir algum corrimento - é completamente normal.
Consultar as "INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO" mencionadas no Folheto Informativo.
Se necessário, pode repetir o tratamento, no entanto, infeções recorrentes poderão indicar uma causa médica subjacente. Deverá procurar aconselhamento médico se os sintomas voltarem dentro de 2 meses.
Precauções
- Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar Gino-Canesten Comprimidos Vaginais.
- Se tiver febre (temperatura de 38˚C ou superior), dor abdominal inferior, dor de costas, corrimento vaginal de mau odor, náuseas, hemorragia vaginal e/ou dor no ombro associada, deverá consultar um médico.
- Se os sintomas persistirem para além de 7 dias, poderá ter uma situação médica que requer tratamento por um médico.
- Se os lábios e as áreas adjacentes estiverem simultaneamente infetadas, deverá informar o seu médico porque vai precisar de efetuar um tratamento local com a forma farmacêutica adequada (creme vaginal) para além do tratamento intravaginal (tratamento combinado).
- Se a vagina não tiver humidade suficiente, aconselha-se a utilização de creme vaginal (exceção: possível alergia ao álcool cetoestearílico – um componente do creme vaginal de Gino-Canesten).
- Gino-Canesten pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex (ex.: preservativos e diafragma). Este efeito é temporário e ocorre apenas durante o tratamento.
- O tratamento não deverá ser efetuado durante o período menstrual. O tratamento completo deverá estar concluído antes do início da menstruação.
- Não usar tampões, duches intravaginais, espermicidas ou outros produtos vaginais enquanto utilizar este medicamento.
- Recomenda-se evitar relações sexuais vaginais em caso de infeção vaginal e enquanto utilizar este medicamento, o parceiro poderá ser infetado. O parceiro sexual deverá igualmente efetuar um tratamento local, se estiverem presentes sintomas como prurido, inflamação, etc.
- Durante a gravidez, deverão ser utilizados os comprimidos vaginais/cápsulas moles vaginais e estes devem ser inseridos sem se recorrer à utilização do aplicador.
- Evitar o contacto com os olhos.
- Não engolir.
Principais Ingredientes
Gino-Canesten Comprimidos Vaginais contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".
O clotrimazol possui um amplo espectro de atividade, o que lhe permite a eliminação eficaz de um grande número de fungos responsáveis por várias infeções da pele (dermatomicoses) e genitais, nomeadamente candidíase vaginal que afeta a zona vaginal (vaginite).